As vantagens de ser invisível - Resenha

Bom dia, boa tarde, boa noite!
A campanha #Setembroamarelo foi mês passado, porém, não podemos deixar de falar sobre esse assunto.  Suicídio,  é sério! Depressão, ansiedade,  bipolaridade não é vitimismo.  Precisamos falar mais sobre!  Não julgue, não se afaste, não revira os olhos,  não respira fundo,  ajuda! Ajuda esse seu amigo que não consegue levantar da cama, ajuda a sua mãe que não para de chorar de tristeza, ajuda a sua filha que não consegue dormir por causa da mente.  Não seja ignorante,  não seja um porquê. Não seja um invisível.

Hoje a resenha é sobre o livro que mexeu bastante comigo,  não é um livro bobo, porém,  é juvenil,  mas aquele juvenil que faz você pensar "caraca, eu sou um Charlie da vida, nunca faço nada!'' Enfim, segue abaixo a resenha e comentário sobre.


Nome: As vantagens de ser invisível 

Autor: Stephen Chbosky 

Gênero: Romance; Juvenil; Drama

Editora: Rocco

Páginas: 223


"Charlie a gente aceita o amor que acha que merece."  pág.: 43

"Só queria que Deus, ou meus amigos, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer."  pág.: 149


Mais íntimas do que um diário,  as cartas de Charlie são estranhas e únicas,  hilárias e devastadoras. Não se sabe onde ele mora.  Não se sabe para quem ele escreve. Tudo o que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor.  Estar encurralado entre o desejo de viver a vida e fugir dela o coloca num novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos.  Um mundo de sexo,  drogas e rock' n' roll,  quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito. 



Charlie é puro, solitário e encontra uma forma de colocar seus sentimentos e acontecimentos do seu dia a dia em um papel. Ele escreve nas cartas,  porém, não envia para ninguém. Seu melhor amigo,  Michael,  seu único amigo, comete um suicídio,  deixando Charlie sem respostas, arrasado e com dificuldades de enfrentar o ensino médio. 

A vida de Charlie muda completamente ao conhecer Sam e Patrick.  Ele se apaixona,  ele sente, ele sofre, ele chora, ele namora.  Mas no meio disso tudo, Charlie percebe o quão ele é invisível e o quanto a amizade dos três se torna importante.  



Gosto de livros que abordam assuntos que podemos debater, entender e compreender.  Neste livro é impossível não sentir e pensar como Charlie. Como havia falado acima, não se trata de um romance bobo, um livro bobo.  No livro, relata assuntos como suicídio,  estupro,  violência doméstica,  depressão, ansiedade e homofobia.  Charlie tem depressão, Charlie é ansioso,  mas só percebe quando está a ponto de fugir, de sumir. 

Ele é um personagem como eu e você,  que erra, que magoa, que sofre, que sente, mas tá sempre querendo consertar.  O amor e a empatia está bastante presente no livro.   Super recomendo, é fofo e ao mesmo tempo triste.  







Comentários

  1. Oii tudo bem? Também gosto de livros que trazem temas que debatemos. Concordo com você. É impossível não se sentir como Charlie em As Vantagens de Ser Invisível. É um livro que vale muito à pena. Amei sua resenha. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Tudo sim, linda! Exatamente, que bom que gostou. 💚📚

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO esse tema também. Ele tá na minha lista.
    Eu acabei comprando ele esses dias, mas cancelei a compra porque
    tô pobre!! Queria muito ele na estante, mas sei que vou postergar a leitura,
    porque tenho outras coisas na frente, então já viu!

    Mas com certeza vou ler!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nossa sei muito bem como é essa situação. Eu já cancelei vários livros que dá até vontade de chorar. Hahaha você vai amar esse livro. Beijos

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Nossa, eu sou apaixonada por esse livro. Comprei na minha primeira Bienal, depois de ter visto o filme graças ao meu professor de história e desde então eu amo intensamente a obra. Acho que a forma que o autor trabalhou o tema é brilhante, todos deveriam ler! Uma coisa engraçada é que na primeira vez que eu li, eu não gostei muito, achei bem massante, na segunda vez (anos depois), fiquei extremamente fã da obra e hoje em dia não largo mais. Adorei sua resenha, transmitiu seus sentimentos e os meus :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor professor de história que você teve heim. Hahahaha Esse livro eu peguei numa troca de livros que estava ocorrendo na faculdade que eu estudo. Sempre quis esse livro, primeiro eu vi o filme e me apaixonei, depois que li o livro entendi melhor a obra.

      Excluir
  5. Eu já assisti o filme e amei! Preciso ler o livro tb, pq sou dessas rsrs Achei incrível como todas essas temáticas foram abordadas e como fomos surpreendidos pelo desfecho, eu pelo menos fui heheh

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O autor soube abordar todos os temas no maior cuidado. Eu também fui, na verdade fui surpreendida por cada página que li.

      Excluir
  6. Li esse livro a muito tempo atrás, e gostei muito. Mas confesso que já tinha esquecido mais ou menos como era, e gostei de relembrar! Adorei sua resenha 😍

    Um beijo, Pri 😘

    poramoraoslivrospri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a minha resenha te ajudou a relembrar essa obra maravilhosa. Beijinhos!!

      Excluir
  7. Uau! não sabia que esse livro se tratava de assuntos tão importantes assim, gostei da sua dica, já está adicionado na lista de desejados. Adoro livros assim, que nos fazem refletir, bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos sabem, acham que é um livro juvenil qualquer, que fala apenas de um romance bobo. Vale muito a pena ler.

      Excluir
  8. Oii, já assisti o filme algum tempo e gostei bastante. Gosto quando as narrativas focam em temas mais fortes de maneira simples, que faz com que nos sentimos como os personagens e de certa maneira podemos os compreender melhor o que se passa , e caso aconteça com algum de nós de certa maneira auxiliar. Ainda não li o livro,mas sem duvidas , quero muito ler.
    Parabéns pela resenha!! Mil beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! O autor soube falar de cada assunto na maior naturalidade. Você vai gostar do livro, sem dúvidas!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Eu já li o livro e vi o filme. Lembro-me que na epoca ele me marcou bastante e por isso tenho um carinho especial por ele.

    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro me marcou bastante também. Esse é o tipo de livro que recomendo para jovens que estão começando a entrar no mundo da literatura.

      Excluir
  10. Olá!

    Eu AMO muito esse livro. Ele é realmente fantástico. Me ensinou e me fez pensar sobre várias coisas. Charlie é bastante denso, isso é bem importante também. Parabéns pela resenha!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Faço as suas palavras da minha. Obrigada, que bom que gostou!

      Excluir
  11. Quero ler esse livro :D

    submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha! Super verdade isso, o setembro amarelo acabou, mas não podemos deixar nunca de ajudar as pessoas que enfrentam esse problema do suicídio. Eu nunca li esse livro e também nunca vi o filme, mas sempre vejo bons comentários sobre ele! Quando você disse que aborda tantos assuntos como o próprio suicídio, estupro, violência doméstica e depressão eu fiquei bem curiosa! Já quero ler ele, espero gostar! ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, você vai amar! Ele aborda esses assuntos de um jeito natural, só quem ler mesmo que entende a mensagem que o livro quer passar
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, eu não sabia que esse livro tratava de um assunto muito sério. Mais eu não sei se esse livro, me atrairia no momento mais vou anotar a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas estão aí para isso. Deixa anotadinho, quando você estiver em um momento para ler outros gêneros, aí você dará essa chance. 💚💚

      Excluir
  14. Olá!
    É importante falarmos sobre suicídio e as suas consequências. Esse me parece ser um ótimo livro, vou ler em breve❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre será importante, mas, infelizmente é um tabu ainda. Leia e me diga o achou. Beijão!

      Excluir
  15. Nossa, um milhão de emoções! Deve ser aquele livro que nos deixa a pensar e a pensar quando chega ao final! Muito interessante, a propósito... Gostei de conhecer a resenha!

    Beijinhos!
    Luar de Livros

    ResponderExcluir

Postar um comentário