Extraordinário - Resenha



Nome: Extraordinário

Autora: R. J Palacio


Gênero: Drama - Juvenil

Editora: Intrínseca 

Páginas: 320



August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial. que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 Auggie é uma criança que nasceu com uma síndrome rara facial e passou por várias cirurgias para melhorar seu rosto. Além da deformidade, tem também problemas de audição. 
Ele é uma criança inteligente, com uma família o ama mais que tudo e poucos amigos. Ele entrará para escola pela primeira vez, aos 7 anos (não me recordo bem a idade) e a partir daí, ele nos conta a sua trajetória no colégio. 

No livro encontraremos várias partes narrados pelos próprios personagens. Cada um falando o seu ponto de vista em relação ao Auggie. Retrata também que, a diferença não é o principal problema da convivência e sim o preconceito e a ignorância. Auggie é o ponto de nos dizer que, no fundo, somos todos iguais. 

R.J ao criar esse livro não pensou somente nas criança, mas também nos adultos. Além de trazer o lado maravilhoso da medicina e de ser criança, cita os personagens do filme "Star Wars" (sim, fiquei encantada e amei mais ainda esse livro). 

É uma história fantástica, Auggie mostra a pureza, o amor, a união da família e amigos e o desprezo da sociedade por causa de sua aparência. Vale a pena ler!













Comentários